Inovação: Blog De Olho no Assú virá em novo domínio a partir da próxima segunda-feira


quarta-feira, 12 de março de 2014

Governo Federal anuncia medidas para proteger profissionais da comunicação: “A democracia se fortalece combatendo todas as formas de censura e violência”, diz a Ministra dos Direitos Humanos -


Imagem Arquivo EFE
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) anunciou nesta terça-feira (11) uma série de medidas para proteger os jornalistas da violência, levando em conta um relatório que aponta que 18 profissionais de comunicação morreram e outros 321 foram agredidos entre 2009 e 2014, informaram fontes oficiais.
O relatório, elaborado pelo Grupo de Trabalho Direitos Humanos dos Profissionais de Comunicação no Brasil, órgão ligado ao SDH, destacou em suas analises o envolvimento de policiais em vários casos de violência contra jornalistas em todo país.
“O envolvimento de autoridades e policiais locais na violência contra os comunicadores é uma das evidências mais importantes recolhidas nas declarações apresentadas (pelo trabalho)”, afirmou a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, durante o ato de apresentação do relatório.
Os números apresentados pelo relatório situa o país como um dos mais perigosos da América Latina em relação ao exercício do jornalismo.
Para combater esses ataques, a ministra anunciou uma série de medidas preventivas, incluindo a publicação de uma diretriz para todos os corpos policiais que proíbe a apreensão de equipamentos de trabalho dos profissionais.
Deste modo, o governo pretende evitar a apreensão de câmeras, gravadores, celulares ou cartões de memória por parte de agentes policiais, como ficou evidente em inúmeras ocasiões durante os protestos iniciados no último ano.
A pedido do grupo responsável pela realização do relatório, o governo anunciou a criação de um observatório em parceria com a Unesco para prevenir as agressões contra comunicadores e desenvolver estudos que identifiquem a origem, as causas e os focos principais da violência.
“Toda violência contra os comunicadores fere o princípio da liberdade de expressão. A democracia se fortalece combatendo todas as formas de censura e de violência, venha de traficantes ou do aparelho do Estado“, disse a ministra.
(Agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário