Inovação: Blog De Olho no Assú virá em novo domínio a partir da próxima segunda-feira


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Macau: Inaugurada a maior escola pública de ensino fundamental e superior do RN‏

 Em clima de festa, a Prefeitura de Macau entregou na sexta-feira, 07, o Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Superior Padre João Penha Filho. A obra iniciada na gestão do ex-prefeito Flávio Veras foi concluída e entregue pelo atual prefeito, Kerginaldo Pinto, que na ocasião destacou o investimento da prefeitura em R$ 3,3 milhões, aplicados na infraestrutura e nos modernos equipamentos, que dotou o complexo de um alto padrão.

Prestigiaram a inauguração, além do prefeito Kerginaldo Pinto, autoridades locais, o desembarcador aposentado Aécio Sampaio Marinho, o pároco da cidade, Lenilson Chagas, que fez a bênção solene, o prefeito de Alto do Rodrigues, Abelardo Filho, o deputado estadual George Soares e o vice-reitor da UERN, professor Aldo Gondim Fernandes, que na oportunidade representou o reitor, professor Pedro Fernandes.  

Familiares do Monsenhor João Penha Filho também participaram do ato solene. Falou em nome da família, o sobrinho Carlos Penha de Araújo, que na ocasião ressaltou o amor que amor que seu tinha pela terra das salinas e agradeceu ao prefeito Kerginaldo Pinto a grande homenagem da prefeitura a memória do seu tio. “Essa escola é uma semente para o futuro, como tantas outras que padre penha plantou aqui e hoje vimos germinar, quando encontro aqui amigos das gerações que ele ajudou a formar nos ensinamentos cristãos e com os princípios morais e éticos”, disse emocionado o médico Carlos Penha. 


Aumento no número de vagas

A nova escola que será aberta aos alunos ainda esta semana vai passar a ofertar quase 200 vagas a mais no ensino fundamental do município, aumentando o número de matrículas de 788 para 980. No complexo também funcionará o Núcleo Avançado de Educação Superior da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN, oferecendo os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Letras.

Para o vice-reitor da UERN, professor Aldo Gondin, o núcleo avançado de Macau a partir da inauguração do Complexo Padre Penha é o que detém a melhor estrutura no Estado. “É uma obra revestida de um grande valor, porque traz melhores condições de aprendizado para o aluno e oferece boas condições de trabalho para os nossos professores”, reconheceu.

Estrutura

O complexo é dotado de doze salas de aulas climatizadas, sala de leitura, laboratório de informática, sala de direção e de supervisão, duas bibliotecas, guarita com monitoramento eletrônico, refeitório, cinco praças de convivência, praça de alimentação com lanchonete e 3 mil metros quadrados de área de estacionamento.

A escola também ganhou um parque esportivo com duas quadras poliesportivas, um campo de futebol gramado, um ginásio e um equipado e moderno teatro - auditório com capacidade para mil pessoas sentadas.
O secretário de educação, Rodrigo Aladim destacou que o Complexo João Penha acompanha um moderno padrão que vem sendo implantado no ensino público em Macau. “Começamos pela educação infantil com as creches, hoje o prefeito entrega aqui a primeira escola de ensino fundamental dentro de um padrão moderno que chegará a todas as unidades de ensino, na cidade e nos distritos”, revelou Aladim.  

Ao encerrar os discursos da noite, o prefeito Kerginaldo Pinto começou suas palavras em tom de emoção. “Estou feliz, porque aqui passei boa parte da minha vida acadêmica, quando cursei Administração na UERN. Convivia com a poeira e sentia falta de toda essa estrutura que hoje entregamos a comunidade de Macau, quando inauguramos esse complexo, que além de se revestir da mais justa homenagem ao padre Penha, por tudo que ele fez pela educação em Macau, traz para a cidade uma estrutura de referência no ensino fundamental e superior”, disse. 


Programação

Após o ato solene, as autoridades e os convidados conheceram toda a estrutura do moderno complexo e ainda assistiram ao espetáculo de teatro e dança contemporânea da Companhia Amagoa, com a participação dos alunos da Escola de Artes da Fundação de Cultura de Macau. As apresentações aconteceram no Teatro “Ginásio Nossa Senhora da Conceição”, construído no complexo e inaugurado também na sexta-feira. Um show com a cantora Khrystal encerrou a programação de inauguração.   
   

-- 
Atenciosamente,




Nenhum comentário:

Postar um comentário