Inovação: Blog De Olho no Assú virá em novo domínio a partir da próxima segunda-feira


terça-feira, 9 de outubro de 2012

As rapidinhas do Sr Comunica - Corruptos, sim! Corrupção, nunca!



No Brasil, os moralistas (midiáticos, políticos, cidadãos) são engraçadinhos. Aliás, seriam engraçados se a realidade que seus discursos sustentam não fosse trágica. Pense comigo:

Imagine que em nosso país tivesse dois esquemas de corrupção e dois corruptos, cada um participante de um esquema. Um dos corruptos, vamos chamá-lo de AZUL, é amigo da mídia, dos oligopólios e outros esquemas. Então, a corrupção do AZUL fica em silêncio para a mídia e desconhecida do grande público.


O outro, vamos chamá-lo de AMARELO, faz oposição pífia ao oligopólio midiático e mercantil, mas faz. Conclusão: é criticado furiosamente e diariamente por algo que parece que fez, por algo que não fez, por coisas inventadas semanalmente e muito mais. Porém, o 'pulo do gato' é que nem a mídia, nem os políticos e os financiadores de campanha política (empresas com interesses mercantis) se interessam em desfazer o esquema de corrupção.

A mídia grita aos quatro ventos que somos um país de corruptos. Mas um país no qual não se tem interesse de desfazer os esquemas de corrupção, nem de alterar o financiamento governamental desta mídia através de publicidade oficial, nem de rever os oligopólios de comunicação, nem de democratizar a mídia no país, etc. Deste modo, tudo o que a mídia tupiniquim e o senso comum conseguem é punir moralmente e diariamente alguns corruptos, resguardar ao máximo a integridade de outros corruptos, mas mantendo para todo o sempre o que mais lhe interessa: os esquemas de corrupção dos quais, certamente, se beneficiam mais cedo ou mais tarde.

 Um ótimo artigo de Paulo Moreira Leite:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário