Concebido como ação de vanguarda e que serviu de esteira para que a gestão atual fosse “premiada” no Estado pelo SEBRAE/RN, o projeto Umbus do Trapiá pode não ter ido além de apenas mais uma peça midiática do governo municipal. Se a intenção era fazê-lo um factoide, parece que a gestão conseguiu. Lançado com pompa e circunstância, a proposta se tornou uma caricatura patética, reflexo do descaso a que foi submetida.
A foto ilustrativa do tronco de um umbuzeiro, abandonado à inanição e à própria sorte, sem que tenha existido qualquer atitude para garantir sua sobrevivência, é suficiente para que se possa refletir sobre como a ideia foi tratada sem zelo e compromisso. Teria sido ela surgida apenas para colher louros e prêmios supérfluos? Se assim foi, não deixou de ser uma perversidade, tanto com as árvores plantadas como com as pessoas chamadas a
participar.
A proposta foi recebida com solidariedade pelos moradores do Trapiá e proximidades, que certamente acreditaram ser o projeto algo sério e promissor. Além-fronteiras, a impressão – equivocada, diga-se – foi de uma gestão “empreendedora”. Mas, de concreto, ficou o ônus para as pessoas que se engajaram à proposta, naturalmente crendo que não ficariam ao ‘deus dará’ por parte da gestão atual. Restou para os que sonharam com o êxito do projeto o desencanto e o desânimo.
E, para os pobres umbuzeiros, plantados como símbolo de “empreendedorismo” de uma gestão de falácias e inépcias, restou a frustração absoluta – como as plantas não se pronunciam, a foto mostra fielmente o que elas estariam sentindo se assim pudessem se expressar. Em suma, algo que poderia dar certo se houvesse real comprometimento, como lamentavelmente serviu apenas para alimentar egos se tornou nada além do que mais um engodo empurrado goela abaixo pela gestão atual.
Fotos: Marcos Costa (Realidade atual e imóvel fechado)
Imagens do Google (Lançamento do projeto 1 e 2)
AGENDA
Terça-feira (04/09) – 15h30 – Visita, corpo a corpo e comício relâmpago – bairro Dom Elizeu (concentração na capela de Santa Luzia).
Assú (RN), 04 de setembro de 2012
Assessoria de Imprensa
Coligação “A verdade Vencerá”
Nenhum comentário:
Postar um comentário