Inovação: Blog De Olho no Assú virá em novo domínio a partir da próxima segunda-feira


quarta-feira, 26 de março de 2014

João Maia discursa na Câmara em homenagem póstuma a João Faustino



A Câmara dos Deputados fez, na manhã desta quarta-feira (26), uma homenagem póstuma ao ex-deputado e ex-senador João Faustino. O deputado federal João Maia foi o representante do PR escolhido para preferir um discurso. João Maia destacou em seu discurso a honradez, ética e profissionalismo de João Faustino, e fez questão de citar sua trajetória política no Rio Grande do Norte.


A homenagem contou com as presenças, além do deputado João Maia e demais deputados, do ministro Garibaldi Alves Filho, do deputado Henrique Alves e do filho do homenageado, Edson José Fernandes Faustino Ferreira.



Segue abaixo o discurso na íntegra:


               Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados e Senadores,

                Venho, hoje, à tribuna desta Casa, atendendo à confiança do meu Partido, o PR, que me escolheu para reverenciar a memória do ex-deputado Federal e ex-senador JOÃO FAUSTINO, falecido no ano passado, com a tristeza que a perda de um amigo e companheiro exemplar deixa marcada, aqui estou, em ato de justiça que a tradição desta Casa faz solene, pelo significado misterioso da Morte, e pela grandeza do homenageado.

                A escolha, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, me proporciona o ensejo de demonstrar o meu e de todo povo potiguar, o imenso e sincero apreço pelo amigo JOÃO FAUSTINO.

               Sinceramente eu não esperava e nem estava preparado para essa homenagem, que reúnem familiares e amigos. Mas Deus tem os seus desígnios quase sempre imutáveis que fogem aos nossos planos. E assim, neste momento, estamos prestando a mais justa homenagem póstuma a uma pessoa que cumpriu com seriedade, honradez e amor à missão que Deus determinou para ele.

               Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, JOÃO FAUSTINO era Pernambucano de nascimento, mas escolheu o Rio Grande do Norte para viver, constituir família e construir um projeto educacional que transformou gerações.

               A participação política teve início no movimento estudantil na UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES DO RIO GRANDE DO NORTE (UEERN), além de ser o fundador do PSDB no RN e ocupar cargos no Governo Federal e do Estado de São Paulo. Mas, além disso, JOÃO FAUSTINO se graduou em Pedagogia e Matemática, tornando-se professor universitário.

              Foi o primeiro diretor da Escola Técnica Federal do RN (ETFRN), antes chamada de Escola Industrial e atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

              No início da década de 1970 deixou a sala de aula para começar sua carreira política.

              De probidade inquestionável, o inolvidável pernambucano com alma norte-rio-grandense, foi candidato a Governador do Estado do Rio Grande do Norte em 1986, mas não logrou êxito. Não obstante a perda nas urnas foi nesse ano que

               JOÃO FAUSTINO adotou a denominação que o acompanhou até a morte: “JOÃO DO CORAÇÃO”.

                Em 1971 assumiu o cargo de Secretário Municipal de Educação, onde permaneceu até 1972. Três anos depois se tornou Secretário Estadual de Educação, permanecendo até 1979.

                Em 1978 JOÃO FAUSTINO teve sua estreia na Câmara dos Deputados. Eleito pela ARENA mostrou ao Rio Grande do Norte e ao Brasil que estava preparado para representar seu Estado na Câmara Federal.  Reelegeu-se em 1982 e novamente em 1990.

                Alçado, por seus comprovados méritos, em 2002 foi eleito como primeiro suplente do Senador Garibaldi Alves filho, vindo exercer o cargo duas vezes durante os dois mandatos. Quando faleceu, num momento de tantas crises, deixando lacuna no mundo social e político, quando homens desse quilate desempenham papel relevante para o restabelecimento do equilíbrio, na distribuição de justiça, JOÃO FAUSTINO ocupava o cargo de primeiro suplente do Senador JOSÉ AGRIPINO, eleito em 2010.

                Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, além de ter exercido seus cargos com honradez, ética e profissionalismo, JOÃO FAUSTINO não obstante as graduações de Matemática e Pedagogia, feitas antes de iniciar a carreira de professor e de político, além das pós-graduações na Fundação Getúlio Vargas e na Universidade de Michigan, nos Estados unidos; JOÃO FAUSTINO cursou Direito na Universidade Potiguar (UNP), cuja graduação receberia uma semana depois de sua morte. Em novembro de 2012, lançou o livro “Eu perdoou”, onde faz uma trajetória de sua vida pessoal e pública. 
Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, em se tratando de JOÃO FAUSTINO poderia falar por muito mais tempo, pois história ele deixou para as futuras gerações. A minha manifestação desta Tribuna deseja levar a nossa solidariedade ao imortal amigo, ex-deputado Federal, ex-senador da República, JOÃO FAUSTINO pelo  desaparecimento de nosso convívio no ano de 2013, político reconhecidamente  integérrimo e que muito honrou o Rio Grande do Norte e o Brasil.

                 Por fim, quero manifestar a minha solidariedade, principalmente à família de JOÃO FAUSTINO e a todos colegas que conviveram com ele, neste momento em que transmito o pesar desta Casa por esse infausto acontecimento.
Era o que tinha a dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário